APOIO

sábado, 27 de setembro de 2014

4ª RODADA 

Próximo do final da primeira fase do campeonato, a quarta rodada não apresentou nenhuma surpresa (o jogo Eng B x Aloja não foi realizado ainda e será remarcado para próxima semana).  Com o término desta rodada, três times garantiram a passagem para a 2ª fase do campeonato, Eng A com 9 pontos, IQSC e ICMC com 7 pontos. A última vaga está nas mãos da Eng B, equipe com 6 pontos, que enfrentará o Aloja e precisa de um empate para se classificar. 

IFSC 1 x 2 Eng A

Jogo difícil com diversos lances duvidosos. A (quase) expulsão do atleta do IFSC por reclamação foi justa? O Goiaba estava impedido no lance do segundo tempo? O time do IFSC precisava da vitória para continuar brigando por uma vaga no campeonato, enquanto que a equipe da engenharia, que vinha de uma derrota amarga contra o ICMC, precisava somente do empate para se classificar. Com a volta do jogador Axé e ótima atuação do Goiaba, o time de engenheiros estudou o estilo de jogo do adversário, que contava com jogadores mais experientes (como consequência, mais chatos em campo).

O lance mais polêmico do jogo aconteceu no lado da zaga do IFSC, o Vitor expulsou um atleta do IFSC por reclamação de uma falta não marcada. Com a situação, o jogo parou e todo o time do IFSC pressionou o árbitro, após 5 minutos de discussão, o mesmo voltou atrás e tirou a expulsão, fazendo com que o jogo se tornasse mais tenso.

Momento da expulsão
Por volta da metade da partida, o jogo ficou bem disputado, com ótimas ofensivas do time da Física, que paravam na dupla de zaga Meia e Beraba. Porém, quem abriu o placar foi a Eng A, na metade do primeiro tempo. Após ótimo lançamento do goleiro João, a bola atravessou o campo inteiro e a zaga da Física, pensando que tratava-se de um MRUV (movimento retilíneo uniformemente – ou quase -  variado), só se preocupou com a trajetória da bola, quando a mesma bateu no solo verificaram que tratava-se de um movimento circular e não uniforme; pararam para recalcular a trajetória da bola, enquanto isso o jovem Castilho avançou com a bola e chutou forte no meio do gol, sem chances para o goleiro Pepe (atleta que aposentou as luvas pelo CAASO em 2012).

Primeiro gol da partida - Castilho

Com o placar adverso, a equipe do IFSC apostou suas fichas nos jovens José Peru, Anderson, Clovão e Uziel para pressionar o adversário, o que de nada adiantou no primeiro tempo. Logo após o início do segundo tempo, Goiaba e Axé saíram para descansar, momento no qual o IFSC percebeu a oportunidade e criou lances de ataques mais efetivos. Até que o zagueiro Meia fez mais um pênalti, desta vez, em cima do Uziel. Sabino entrou, bateu o pênalti e empatou para o IFSC.

Neste momento, o zagueiro Meia percebeu a besteira que fez ao retirar os destaques da partida e os recolocou em jogo. Com a entrada do Bixo Pau, o jogo ficou aberto e surgiram boas oportunidades de ambos os lados. Em uma dessas, após um lançamento a bola sobrou para Goiaba, que sozinho empurrou a bola para dentro das redes, porém o árbitro assistente assinalou impedimento. Faltando menos de 10 minutos para o fim do jogo, a equipe de engenheiros aumentou o placar, após cobrança de lateral do Castilho, em que a bola sobrou na área para o Goiaba, porém, este encontrou a zaga do IFSC de frente e após um bate rebate, a bola sobrou nos pés do Rada, que não perdoou e chutou forte no canto direito do gol da física.


Goleiro e atacante João (Eng A)


Pepe (goleiro IFSC)

 Sem forças, o time do IFSC não reagiu a tempo. Após o término da partida, e das chances do IFSC de se classificar, a equipe adversária consagrou-se o primeiro classificado para as semifinais.  
Atacante Mino e o treinador Clovão



ICMC 1 x 1 IQSC

Contando com dois (dos três) maiores artilheiros do campeonato, o jogo entre matemáticos e “computeiros” contra os químicos rendeu bons momentos de sonolência (sim, sonolência!), seguidos por apreensão. A sonolência se deveu ao fato de ambos os times se estudarem durante todo o primeiro tempo, sem nenhuma ofensiva significante, a não ser dois lances de perigo: uma bola cruzada que o atacante Celso (IQSC) perdeu, de frente para o gol, chutando para fora; e uma falha da zaga da Química, que resultou em uma arrancada do atacante Thalles e chute cruzado com ótima defesa do goleiro do CAASO, Renato. Fora isso, ambos os times se respeitaram muito, sem abusar de jogadas de ataque.

No último minuto do jogo, uma surpresa. Após se livrar do zagueiro, o ICMC conseguiu um cruzamento da linha de fundo para o meia Cassiano, que chutou da entrada da área, marcando um dos gols mais bonitos do campeonato, um golaço no ângulo esquerdo do gol da Química. Fim do primeiro tempo.

Apreensão. Após o gol sofrido, o time da Química ficou atento e mudou o esquema tático, saindo do 4-3-1-2 (três volantes) para o 4-4-2 (dois volantes). Aproveitando o cansaço do time adversário, o segundo tempo ficou emocionante, um jogo de ofensivas do time da Química que, sem eficiência, não incomodavam o goleiro Adam. Entretanto, com aproximadamente 15 minutos de jogo, um chute forte fez o goleiro Adam fazer uma grande defesa, gerando um machucado que o retirou de campo.

A Química chegou ao empate com uma bola que sobrou na entrada da área, a qual o meia Xixo chutou e com tremenda felicidade a bola subiu e caiu no mesmo canto do gol do Cassiano, marcando mais uma pintura no campeonato. Com o empate, ambos os times se classificavam. Porém, o atacante Celso quase marcou para o time da Química, após uma bola sobrar para ele na entrada da área. Ele infiltrou na área e bateu cruzado, mas o goleiro do ICMC salvou o time com uma defesa espetacular.

Fim de jogo.


Thalles, atacante ICMC
 
Renato (IQSC) e Thierry (ICMC) 

Adam, goleiro ICMC



Acompanhem a última rodada e torçam pelos seus times! 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

3ª RODADA 

A grama vai ficando mais verde e aparentemente os jogadores mais inspirados. Essa terceira rodada foi marcada pela maior média de gols, com doze gols em apenas três jogos e também pelas zebras que trouxeram equilibrio pro campeonato. As duas engenharias patinaram na lama e deixaram IQSC e ICMC empatarem no somatório de pontos. Todos os quatro times tem agora 6 pontos. O time da Física tirou o pé da lama e ainda sonha com sua classificação. O aloja porém ainda não saiu do zero a zero e precisa vencer as duas pra ainda ter chances.

Probabilidade de classificação
Depois de uma tarde inteira de contas, nossos amigos matemáticos e físicos chegaram aos seguintes números:
Chances de classificação:
EngB => 96,753%
IQSC => 93,243%
ICMC => 80,003%
EngA => 79,993%
IFSC => 44,443%
Aloja => 5,565%

Os engenheiros, enquanto tomavam uma cerveja no happy hour, concluiram que IFSC e Aloja não se classificam. Enquanto os químicos ainda estão tentando achar um jeito de usar regra de três pra calcular essa probabilidade.

Resumo dos jogos

IQSC 1X0 EngB
As duas equipes fizeram um jogo muito truncado no primeiro tempo, daqueles duros de se ver, porém voltaram revigoradas pra segunda etapa. E logo no começo do segundo tempo, numa jogada do trombador do CAASO (Celso) a bola sobrou livre pra Nóia marcar seu quarto gol no campeonato e manter-se artilheiro. O time da EngB, favorito pro jogo, não se abateu e quase empatou em belíssimo chute de mensalão do meio da rua que parou no travessão. Apesar da aparente pressão dos bixos da Engenharia, o time da Química soube aproveitar os contra ataques, obrigando o goleiro Flávio a fazer duas excepcionais defesas. A segunda em tiro a queima roupa de Celso. Por mérito dos goleiros o jogo terminou no 1x0 e os dois times tem agora 6 pontos. EngB é o terceiro e IQSC o quarto.

Aloja 1x5 IFSC
O time do aloja, se aproveitando da superioridade numérica, começou muito bem contra os véio do IFSC. Numa bobeada de Clóvis, o Aloja saiu no contra ataque e num belo chute Paussu abriu o placar, mas ficaram por aí. Num jogo muito pegado, de muita reclamação e faltas, o IFSC aproveitou uma dessas faltas pra empatar no final do primeiro tempo. Clovão, numa batida forte e seca no canto do goleiro deixou tudo igual. Pro segundo tempo o IFSC voltou completo com a entrada de Sabino (que nem pegou na bola e ainda não marcou no campeonato), mas a grande diferença foi o cansaço do time mandante. Destaque pro Peru que marcou duas vezes e agora, com quatro gols, também é um dos artilheiros do campeonato. Em outra jogada de Peru, até o Uziel (que já tinha errado dois gols feitos) marcou. No final da partida, mesmo ganhando de 4x1, com a marcação de um penalti e aplicação de cartão amarelo ao Big Mac (único cartão da rodada), o time do IFSC não parava de reclamar. O penalti marcado em cima do Barretos foi convertido pelo nosso técnico, zagueiro, zangado Clovão, que passou a régua. Fim de jogo e com a vitória o time mais experi voltou a sonhar com a classificação, enquanto o Aloja acredita que a última esperança é a que morre.

EngA 2x3 ICMC
O jogo com melhor nível técnico da rodada foi também o mais equilibrado. O time dos matemáticos precisava da vitória, enquanto os engenheiros tentavam ao menos um empate já que jogavam sem três dos principais jogadores (Yakuza, Axé e Poodle). Porém nem a volta do Goiaba foi suficiente pra conter o ICMC que saiu na frente com gol de Guilherme depois da falha de marcação na área dos veteranos da Engenharia na cobrança de escanteio de Cassiano. Ainda no primeiro tempo, em chute de muito longe, Goiaba, o meia que era volante, contou com a mão de jacaré de Adam pra empatar. Em jogo com chances pros dois lados, os computeiros souberam aproveitar melhor as oportunidades no segundo tempo e em jogada individual Thalles costurou todo mundo e fez o segundo do ICMC. Em outra jogada parecida com a anterior, começada na zaga com toques rápidos, os matemáticos envolveram todo o time adversário até conseguirem um pênalti. Thalles bateu e apesar de Jão encostar na bola, não teve como evitar o gol. Com o gol o atacante se tornou junto com Nóia e Peru um dos artilheiros da competição. Porém EngA não se abateu e, em boa jogada de Mino pela lateral, Castilho aproveitou pra marcar o segundo gol do seu time e também seu segundo gol no campeonato. A cera tomou conta do jogo, mas ainda teve tempo pra todos passarem um friozinho na barriga. Praticamente na última bola do jogo, em cobrança de falta, Goiaba deslocou o goleiro adversário e a bola tirou tinta da trave, causando alivio ao ICMC e tristeza aos Engenheiros. A pressão da EngA no final não foi suficiente pra empatar e os dois times agora tem 6 pontos, porém o ICMC é o novo líder do campeonato!

Bom, por essa rodada é só pessoal, esperamos que tenham gostado e participem da próxima rodada, que começa nesta semana! 

Texto redigido por Frank (GOIABA - Eng A)

domingo, 7 de setembro de 2014

2ª RODADA 

O jogo entre Eng B e ICMC, válido pela segunda rodada, foi outro jogo bastante movimentado e faltoso. Logo no primeiro lance de jogo, Thales (ICMC) saiu cara a cara com o goleiro Flávio que fez duas grandes defesas (a segunda imediatamente no rebote da primeira). Com ambas as equipes buscando a vitória, para se manter na ponta, os zagueiros novamente foram muito acionados. Em uma das faltas, saiu o primeiro gol do jogo. Thierry cruzou na medida para Fera cabecear no canto esquerdo do goleiro e anotar 1x0 para o ICMC. O panorama do jogo se manteve o mesmo durante todo o primeiro tempo, com bons ataques de ambas as equipes. Um bate-rebate na área da matemática, a bola caiu no pé de Willian Ribeiro (Eng B) para um chute certeiro também no canto esquerdo do goleiro e deu números finais ao primeiro tempo. Na etapa regulamentar o ICMC, desfalcado, voltou cansado e perdeu o controle do meio de campo, permitindo mais ataques perigosos por parte da Eng B. A partida, entretanto, parecia caminhar para o empate quando, em uma bola afastada pela defesa após um escanteio, Matheus acertou um chute da intermediária, sem chance para o goleiro do ICMC defender, fechando o placar de 2x1 e decretando a segunda vitória da Eng B e primeira derrota do ICMC.

No segundo jogo, uma disputa acirrada entre as ciências básicas, IQSC x IFSC. Ambos os times, acumularam derrotas na primeira rodada e precisavam vencer para aumentar as chances de classificação. Com o time completo desta vez, o time do IFSC começou melhor, com chances claras de gols com menos de 10 minutos de jogo. Os atacantes Sabino e Peru conseguiram infiltrar na zaga do química, esta que mudou o esquema tático frente o primeiro jogo, com uma linha de três zagueiros. Após boa movimentação, o IFSC abriu o placar com uma bola alçada sobre a linha de zaga do IQSC e o atacante Peru recebeu sozinho na área e chutou no ângulo do goleiro Renato. Após esta bobeada da zaga, o time do IQSC se postou melhor em campo, e algumas jogadas surgiram. Próximo ao fim do primeiro tempo, o atacante Noia recuperou a bola no campo de ataque, trombou com a defesa da física antes da entrar na área e partiu para o gol, anotando com um chute cruzado. 

Após o gol de empate, ambos os times começaram a ficar mais nervosos, com muitas reclamações contra o trio de arbitragem. Assim iniciou o segunto tempo, com os times tensos, precisando da vitória. Com jogadas claras de gol para ambos os lados, o melhor oportunismo foi do atacante Noia, após lançamento do goleiro Renato, que marcou o segundo gol para a química. O jogo aumentou a tensão, após um lance de falta do atacante Celso (IQSC) sobre o jogador Fruttily (IFSC) na lateral do campo, quando houve um forte desentendimento da atual comissão técnica do time de futebol do CAASO, de um lado o Clovão da física e do outro lado o zagueiro Zina, após alguns minutos ambos os times tranquilizaram seus atletas. A partida continuou tensa, com muitas reclamações de ambos os lados. Porém o time da química segurou o ataque da fisica e garantiu a primeira vitória  no campeonato. 

O último jogo da rodada, Eng A x Aloja, contou com um dos jogos mais limpos do campeonato, quase sem faltas, ambos os times buscaram a vitória o tempo todo. Apesar da derrota do time do Aloja na primeira rodada, o mesmo não se abateu e com a liderança do lateral (e volante) Cirilo, a equpe se postou bem em campo e apresentou ótimas jogadas, tendo a melhor oportunidade do primeiro tempo, com um ótimo chute frontal e defesa perfeita do goleiro João (goleiro campeão do TUSCA 2012). Porém, os lances mais expressivos foram da equipe comandada pelo zagueiro Meia. Com ótima atuação do volante Axé (Eng A) e do meia esquerda Bixo Pau, o time da Eng A abriu o placar no segundo tempo com um lance de agilidade do atacante Castilho. Mesmo assim, o Aloja não se entregou e continuou com ótimas ofensivas, principalmente com bons lances do jogador Big e Cirilo. Mas, com um erro da defesa da zaga do Aloja e oportunismo do atacante Mino ao roubar a bola, o time da Eng A aumentou o placar com o Bixo Pau após passe daquele. 

Assim acabou a segunda rodada do campeonato, com duas vitórias das engenharias (Eng A e Eng B), uma vitória para IQSC e ICMC, e sem vitórias para os times Aloja e IFSC.  

TEXTO REDIGIDO POR ZINA E ADAM (1º PARÁGRAFO) 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

1ª RODADA

O primeiro jogo, Engenharia A (conta com alunos de graduação em engenharia e arquitetura até 2012) e Química (atual campeã do Torneio Inter-Químicas), apresentou um futebol excitante, com ótimas oportunidades para ambos os lados. Comandada pela dupla de zaga Uberaba e Meia, o time da Engenharia A mostrou melhor poder de fogo no primeiro tempo, abrindo o placar com lançamento do Rada e finalização do Zanata. Ainda no primeiro tempo, o time da Química empatou de pênalti, com o atacante Noia. No segundo tempo, após o time da Química desperdiçar oportunidades claras de gols, o time da Eng A fez o segundo gol, com ótimo lançamento do lateral do CAASO, Yakuza, o Bixo Pau concluiu e decretou a primeira vitória do campeonato.   

O segundo jogo do campeonato foi entre as equipes ICMC vs ALOJA. O jogo começou com as equipes se estudando, com muitos "chutões" para o alto e boa atuação das duas defesas. O primeiro gol saiu ainda no primeiro tempo, quando Thales pegou a bola na entrada da área, driblou o marcador e bateu cruzado na saída do goleiro, anotando 1 a 0 para o ICMC. Os times voltaram para o segundo tempo com mais garra, e logo no começo saiu o segundo gol do ICMC. O defensor afastou mal a bola, Thales pegou a sobra correu para a grande área e deixou o segundo dele na partida. O jogo continuou movimentado, com as defesas trabalhando bem e com o meio de campo bastante congestionado, sendo o mais comum (em ambos os times), as jogadas passarem pelo lado direito do campo. Em uma das raras subidas pela esquerda, e com uma confusão na marcação do time do ICMC, o jogador do ALOJA recebeu a bola livre apos lançamento, e só teve o trabalho de empurrar para o gol. A diferença mínima no placar agitou o jogo, mas as investidas ficaram presas no meio de campo, até que, em uma jogada individual, Guilherme driblou dois adversários, foi para a linha de fundo e cruzou na medida para Thierry fechar o placar de 3x1 para o ICMC.

Para completar a primeira rodada, tivemos a partida debaixo de chuva e lances polêmicos. O time da Eng B (pós-graduação, alunos de graduação 2013 e 2014), contando com ótimos atletas como Flávio (goleiro), Pampers e Vitão (zagueiros), Fuleco, Furlan e Cabeça (volantes), Mensalão (lateral), e o irmão do famoso Castilho. O experiente time da Física, contando com atletas como Clovão (atual treinador de futebol de campo do CAASO), Sabino (artilheiro da edição anterior, Interanos 2010), Frodo, Uziel, Barretos. Apesar deste time de craques do IFSC, o time iniciou com apenas 9 atletas, dificultando um bom desempenho da equipe.

Com poucos minutos de jogo, a Eng B abriu o placar com um chute fraco do Furlan. O time do IFSC posicionou-se e utilizou a experiência para controlar o ataque novo e feroz do time adversário. Com a entrada de jogadores estrangeiros para recompor, o time do IFSC melhorou, e conseguiu pressionar a Eng B. Durante o segundo tempo, com uma falta bem cobrada pelo Mensalão, o time da Eng B ampliou o placar para 2x0. Neste período até o final do jogo, lances polêmicos surgiram devido posicionamento do trio de arbitragem. Neste intervalo, a Eng B converteu mais um gol. Nos 15 minutos finais, a Física reagiu e fez dois gols com o Sabino e Peru. Se não fosse o curto tempo de 25 minutos, a Eng B estaria seriamente ameaçada a sofrer o empate.  

Isto só foi a primeira rodada! Fique a disposição de comentar!
Acompanhe os jogos e mande fotos para nossa página no facebook: InterUnidades CAASO (https://www.facebook.com/Interanoscaaso2014).

TEXTO REDIGIDO POR ZINA E ADAM (2º PARAGRAFO).

COMEÇOU O INTERUNIDADES

Iniciou-se na última quarta-feira (27/08), o campeonato de futebol de campo interno mais esperado do ano. Contando com a presença de mais de 130 alunos do campus, o Interunidades iniciou com uma média de 4 gols por jogo (12 gols/3 jogos) e apresentando jogos equilibrados. 

O formato atual de disputa conta com duas fases, primeira fase todo mundo joga contra todo mundo e a segunda fase, os quatro melhores se enfrentam nas semifinais e posterior final. Campeonato que conta com grandes jogadores do atual futebol universitário. 

Os times participantes são Eng A (contendo jogadores de todos os anos da graduação da engenharia e arquitetura até 2012), Eng B (contando com jogadores da pós-graduação; e alunos de graduação da engenharia e da arquitetura dos anos 2013 e 2014), IQSC (química), IFSC (física), matemática (ICMC) e Aloja. 

Contendo jogos durante o horário de almoço, o campeonato ocorrerá durante todo o segundo semestre letivo de 2014. As inscrições ainda estão abertas (entre em contato com atletas do Futebol de Campo), caso não queira jogar, participe vendo os jogos e prestigiando seu instituto, escola ou grupo. 

terça-feira, 2 de setembro de 2014